Portuguesa-RJ comemora 49 anos da vitória sobre o Real Madrid

0
258
Portuguesa-RJ ganhou as manchetes na Espanha com a vitória sobre o Real Madrid

Nesta terça-feira, 4 de setembro, a Associação Atlética Portuguesa do Rio de Janeiro comemora 49 anos da vitória sobre o Real Madrid. O que parecia impossível virou realidade. A Portuguesa-RJ, clube da elite do Campeonato Carioca, foi até a capital espanhola e, comandada por personagens como Zeca, Escurinho e Miguel, desbancou a poderosa equipe madridista por 2 a 1 num amistoso em 1969. A vitória foi em pleno Estádio Santiago Bernabéu, na Espanha.

A partida contra a Lusa marcava a entrega de faixa do time “galáctico”, tricampeão do Campeonato Espanhol (1966/1967; 1967/1968; e 1968/1969) sob o comando de Miguel Muñoz Mozún e contava com grandes estrelas no seu elenco, como o atacante Paco Gento e o zagueiro Sanchis. Mas a equipe da Ilha do Governador não se intimidou. Em amistoso com “pouco futebol e muitas piruetas”, como noticiou a imprensa espanhola na época, os cariocas venceram por 2 a 1, com dois gols do ponta-direita Miguel.

“Sempre é bom recordar esse grande feito. Já se passaram 49 anos. Nossa história é eterna e seguirá sendo contada por incontáveis gerações que virão.
A Portuguesa, ao longo dos anos, teve as suas façanhas internacionais. O clube possui mais de 130 jogos internacionais”, lembra o presidente administrativo João Rêgo.

E o maior feito da história da Portuguesa por pouco não aconteceu. O time insulano estava na Europa para uma série de amistosos. E, como parte dos compromissos, viajou à Espanha para enfrentar o Sevilla. Entretanto, a partida foi cancelada por um motivo curioso. À procura de um rival para realizar um jogo festivo de entrega das faixas do Campeonato Espanhol, o Real Madrid entrou na “disputa” com o rival local, ofereceu um maior “bicho ” ao time da Ilha do Governador e levou a melhor. A vitória surpreendente rendeu aos jogadores da Portuguesa um prêmio cinco vezes maior que o combinado pelo empresário responsável pela excursão à Europa antes da partida.

A PARTIDA
A vitória da Portuguesa sobre o Real começou a ser construída no primeiro tempo. Logo aos sete minutos de jogo, o atacante Miguel abriu o placar para a Lusa. No fim da etapa inicial, aos 42 minutos, o mesmo Miguel marcou o seu segundo gol e ampliou para a equipe da Ilha do Governador, que saiu de campo para o intervalo vencendo por 2 a 0.

Já no segundo tempo, o Real Madrid partiu para cima em busca do empate e diminuiu o marcador aos 45 minutos com Planelles, mas era tarde demais para igualar o confronto. Melhor para a Lusa, que derrotou a equipe espanhola por 2 a 1  diante de mais de 50 mil pessoas no Estádio Santiago Bernabéu.

ESCALAÇÕES
Portuguesa-RJ: Bruno; Choquinho, Jerry, Beto e Zeca; Carlos Pedro e Nei; Jorginho, Miguel, Jurandir (Paulo Mata) e Escurinho.

Real Madrid: Junquera; Espildora, Bibiloni, Benito e Jose Luiz; Tejada e Miguel Perez; Fleitas, Planelles, Grande e Bueno.

Gols: Miguel 7’/1ºT (1 – 0); Miguel 42’/1ºT (2 – 0); Planelles 45’/2ºT (2 – 1)

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here