Prevenção de lesões é aposta da Lusa para sequência no Brasileirão Série D e Copa Rio

0
713
Os jogadores foram estimulados com diversos testes físicos em busca de uma performance melhor nos jogos. (Foto: André Oliveira / AAP)

Além de contratações pontuais de jogadores para aumentar o nível do elenco, a Associação Atlética Portuguesa segue investindo na prevenção de lesões para o Campeonato Brasileiro da Série D, que se inicia no dia 4 de maio, às 19h, em jogo contra a Caldense, em Poços de Caldas-MG. A diretoria do clube entende que o Departamento Médico, através da fisioterapia e das ações preventivas, é fundamental para o bom desempenho dos atletas durante o campeonato.  

Na terça-feira (16), os atletas do elenco profissional foram submetidos a exames de análise biomecânica que avalia a composição corporal e equilíbrio muscular quando estimulado. Os testes foram, realizados pela empresa Sportscience, dos professores de educação física, Jota e Rodrigo Simeão. Os jogadores realizaram testes de bioimpedância e utilizaram plataforma de força, além de uma análise da cadeia de movimento sobre os possíveis desequilíbrios encontrados no teste de força.  

O professor Jota, da empresa Sportscience, destaca a importância destas avaliações para os jogadores e para o planejamento dos departamentos Médico e de Futebol. “É bom transmitir a informação se o atleta está potencialmente bem, preparado para cada jogo. Caso haja desequilíbrios, um sinal de alerta sinaliza com informações antecipadas para preparar trabalhos específicos e garantir o melhor desempenho do atleta”.  

Na semana passada, os novos contratados para a segunda competição da Lusa no ano, realizaram sob a orientação do fisioterapeuta Alexandre Cabral, o exame da baropodometria, que identifica possíveis alterações biomecânicas nos pés, e com palmilhas produzidas individualmente para cada atleta. O exame busca corrigir alguma anormalidade identificada e é fruto da parceria da Portuguesa com a empresa Passo a Passo Palmilhas, desde 2018.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here