“Lusa chega forte no duelo contra o Botafogo”, afirma técnico

1
3471
João Carlos está confiante na boa estreia da Portuguesa no Carioca

“A Lusa chega forte no duelo contra o Botafogo”, afirma o técnico João Carlos Ângelo, após quase três meses treinando fortemente a equipe da Portuguesa Rio para o Campeonato Carioca. O clube da Ilha do Governador finalizou a pré-temporada com o título de campeã da Copa Rubro Verde, torneio realizado em São Paulo com a participação das quatro portuguesas (RJ, SP, Santista e Londrinense). Para a Lusa, o Estadual começa nesta terça-feira (16), contra o Botafogo, às 21h30, no Estádio Nilton Santos.

A Portuguesa foi o primeiro time carioca a começar os trabalhos de pré-temporada. No final de setembro, a comissão técnica já estava definida com a volta do técnico João Carlos Ângelo e o auxiliar técnico, Rogério Corrêa. O treinamento com boa parte dos novos contratados começou no dia 3 de novembro, quando os novos atletas foram apresentados ao treinador.

Ao todo, foram realizados seis jogos-treino, além das duas partidas válidas pela Copa Rubro-Verde. Unindo os jogos, a Lusa passou invicta em todos os treinamentos com sete vitórias (Gonçalense, Vasco-Sub20, EC Resende, Boa Vista-Sub20, Nova Iguaçu, Portuguesa-SP, Portuguesa Santista) e apenas um empate (Bangu).

Em sua terceira passagem pelo clube insulano, João Carlos avaliou positivamente o período de treinos, dividido entre o campo anexo ao Luso-Brasileiro, o CT do Artsul e o CT da Portuguesa-SP, em janeiro.

– Iniciamos o trabalho no dia 2 de novembro. Boa parte do grupo já vinha treinando, e considero como proveitoso esse longo tempo, pois facilitou para que os atletas assimilassem o modelo de jogo proposto pela comissão técnica. Quanto a nossa preparação física, o Raphael Rocha (preparador físico) teve um bom tempo para colocar os jogadores no ápice do condicionamento. Agora é tentar transformar toda essa preparação em resultado logo no início do campeonato.

Ele disse que o longo período de treinamentos (cerca de 3 meses) foi proveitoso para que os atletas assimilem a maneira de jogar (taticamente) que a comissão técnica da Lusa quer para os jogos.

Outro fator importante para o técnico foi o título da Copa Rubro-Verde. Ele destacou o torneio como crucial para dar ritmo de jogo aos atletas.

– Começar o ano com um título é sempre bom. Os atletas assimilaram melhor o que pretendíamos em termos táticos. A Lusa chega forte no duelo contra o Botafogo. Obviamente, sabemos da qualidade deles, mas esperamos começar já com o pé direito e ir atrás dos nossos objetivos que é fazer um campeonato sem sustos e buscar algo maior.
Responsável por colocar os jogadores na melhor forma física possível, o preparador físico, Raphael Rocha, salienta que o elenco chegou como planejado pela comissão.

– A parte cardiorrespiratória dos atletas está boa e, consequentemente, o condicionamento está ideal. Conforme planejamos para a estreia. A nossa comissão é multidisciplinar, todos trabalham em conjunto. O meu trabalho é unido ao do fisioterapeuta, Bruno Brum. Focamos na parte de prevenção de lesão e no controle de cargas de forma subjetiva. Estamos prontos.

INVESTIMENTO
O objetivo do futebol profissional da Portuguesa em 2018 é realizar uma campanha no Campeonato Carioca sem sustos e que garanta uma vaga direta no Campeonato Brasileiro da Série D de 2019. Tendo como principal competição do ano o próprio Carioca, o clube trouxe nomes de peso para agregar a base do seu elenco, que vem desde o acesso à elite do estadual em 2015. O goleiro Milton Raphael, o zagueiro Luan, o atacante Alexandro, os volantes, Lucas Zen e Jhonnatan, são algumas das contratações conhecidas para esse ano.

01 Comentário

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here