Fundação do Clube

De Santos para os campos insulanos
Em 17 de dezembro de 1924, na casa humilde e pacata de Luís Gomes Teixeira, eis que surge para o cenário carioca, mais um clube: A Associação Atlética Portuguesa. Após uma longa excursão dos negociantes empresários carioca-portugueses do ramo de sacos vazios e usados, Constantino Paiva e Joaquim Martins Leal, foram convidados a disputar uma partida de futebol na organizada Portuguesa Santista contra seus colegas e empregados do ramo da região de Santos. O resultado? 1X1 e os dois cariocas apaixonados por Portugal, em sua volta ao Rio, contaram das glorias na terra da garoa para os outros comerciantes do ramo, da cidade maravilhosa.

Com tamanho entusiasmo pela viagem e as brilhantes histórias contadas, Constantino e Joaquim contagiaram os comerciantes de sacarias do Rio que logo decidiram por criar a Portuguesa Carioca. Foi aí que tudo começou. Patrões e empregados se uniram e formaram o nosso tradicional clube. Luiz Gomes Teixeira que foi quem deu o passo mais importante lusitano é conhecido como o primeiro presidente da Portuguesa. A primeira sede da Lusa foi na Rua Visconde de Itaúna, 201, no Centro da cidade, rua que na década de 40 seria extinta para a abertura da Avenida Presidente Vargas.

Em virtude da primeira sede demolida, a Portuguesa foi buscar um novo abrigo. Abriu os horizontes e rapidamente achou seu lugar. Como um cupido do amor, apareceu a Ilha do Governador e a Rua Haroldo Lobo, para abrigar o grupo de Portugueses que por ora desesperado estava.

No local escolhido, já na Ilha, funcionava um jóquei, com corrida de cavalos, na época, sucesso da vanguarda e também da juventude. Anos mais tarde, o estádio de Jóquei decretaria falência e se tornaria a sede fixa da Portuguesa. O estádio ganharia o nome tradicional de Luso-Brasileiro, que anos mais se tornaria um dos estádios mais importantes do Rio de Janeiro, servindo de abrigo para grandes times do estado e palco de jogos memoráveis.

Missão
Proporcionar aos associados um ambiente familiar, saudável e acolhedor, fortalecendo a saúde, a alegria de viver e o desenvolvimento pessoal.